Quais os impactos ambientais dos metais pesados presentes nos eletrônicos?

Palmeira Ambiental > Blog > Eletrônicos > Quais os impactos ambientais dos metais pesados presentes nos eletrônicos?
Palmeira Ambiental > Blog > Eletrônicos > Quais os impactos ambientais dos metais pesados presentes nos eletrônicos?

Quais os impactos ambientais dos metais pesados presentes nos eletrônicos?

Posted by: Persona
Category: Eletrônicos, Meio Ambiente

Sabe o que os computadores, celulares, impressoras, scanners e telefones têm em comum? Além de serem úteis para a sociedade atual, todos esses aparelhos possuem metais pesados em sua composição. Elementos como mercúrio, cádmio e chumbo podem causar diversos impactos ambientais e para a saúde humana, se não houver o descarte correto desses equipamentos eletrônicos. 

O mercúrio, metal pesado que agrava o sistema nervoso, causando perturbações motoras e sensitivas, tremores e demência, esse material está presente em televisores de tubo, monitores, pilhas e baterias, lâmpadas e em computadores. O chumbo, presente em celulares, monitores e televisores, causa alterações genéticas, atacando o sistema nervoso, a medula óssea e os rins, além de causar câncer. O cádmio pode ser encontrado nos mesmo aparelhos que o chumbo, causando câncer de pulmão e de próstata, anemia e osteoporose. 

A geração de lixo eletronico cresce cada vez mais e a maior parte desses resíduos pode ser reutilizada ou reciclada, desde que descarte corretamente, o que nem sempre acontece. 

Entretanto, a lei de resíduos brasileiras, sancionada em 2010, estabelece que desde 2014 o lixo eletrônico não pode mais ser descartado em aterros e lixões, ficando a critério dos fabricantes o destino correto aos materiais que eles mesmos produzirem. 

Agora que você já sabe o quão perigoso é o descarte incorreto de produtos eletrônicos, encontre a melhor destinação a fim de evitar problemas a saúde e impactos ambientais.  

Author: Persona

Deixe uma resposta