COMO SUA GESTÃO DE FROTAS PODE CONTRIBUIR PARA O MEIO AMBIENTE?

Palmeira Ambiental > Blog > Uncategorized > COMO SUA GESTÃO DE FROTAS PODE CONTRIBUIR PARA O MEIO AMBIENTE?

COMO SUA GESTÃO DE FROTAS PODE CONTRIBUIR PARA O MEIO AMBIENTE?

Posted by: audioprovideo
Category: Uncategorized

A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais em alta na sociedade, assim como a importância das empresas logísticas adotarem soluções para uma gestão de frotas ecologicamente correta.

Ações que vão desde o consumo de combustível consciente por parte dos colaboradores até a renovação da frota podem contribuir para um planeta mais saudável, promover uma gestão mais eficiente e ainda ampliar os lucros da organização.

Condução econômica

Uma excelente forma de tornar a frota mais sustentável é orientar os motoristas sobre a importância de dirigir de forma cautelosa, evitar arrancadas bruscas e outras ações que promovem o alto consumo de combustível.

Além disso, é necessário que os colaboradores estejam cientes de que devem utilizar gasolina ou diesel de excelente qualidade (energia de baixa qualidade contribui para o aumento de gases poluentes) e abastecerem sempre em postos confiáveis, devidamente homologados pela ANP – Agência Nacional do Petróleo.

Orientação sobre descarte

O gestor deve orientar seus funcionários sobre o impacto que o descarte incorreto de lixo e pneus tem no meio ambiente e incentivar o seu colaborador a armazenar tudo corretamente no veículo e descartar no final do dia diretamente na empresa. Para isso, cestos e caçambas para cada tipo de resíduo podem ser implantados dentro da organização.

Para incentivar ainda mais os colaboradores a criarem uma consciência sustentável, a empresa pode oferecer um programa de benefícios que incentive a prática diária de ações promovendo a sustentabilidade.

Respeito aos limites de carga

Apesar de ser um item desconhecido por muitos gestores, o excesso de carga é um dos fatores que ajudam a emitir mais gases poluentes. Além de deixar a viagem menos segura, contribuir para o alto consumo de combustível, o desgaste do pavimento das rodovias e reduzir a vida útil da frota.

fonte: juntosnocaminho.com.br

Author: audioprovideo

Deixe uma resposta