Logo Palmeira Ambiental

Quais os impactos ambientais dos metais pesados presentes nos eletrônicos?

Sabe o que os computadores, celulares, impressoras, scanners e telefones têm em comum? Além de serem úteis para a sociedade atual, todos esses aparelhos possuem metais pesados em sua composição. Elementos como mercúrio, cádmio e chumbo podem causar diversos impactos ambientais e para a saúde humana, se não houver o descarte correto desses equipamentos eletrônicos.

 

O mercúrio, metal pesado que agrava o sistema nervoso, causando perturbações motoras e sensitivas, tremores e demência, esse material está presente em televisores de tubo, monitores, pilhas e baterias, lâmpadas e em computadores. O chumbo, presente em celulares, monitores e televisores, causa alterações genéticas, atacando o sistema nervoso, a medula óssea e os rins, além de causar câncer. O cádmio pode ser encontrado nos mesmo aparelhos que o chumbo, causando câncer de pulmão e de próstata, anemia e osteoporose.

 

A geração de lixo eletrônico cresce cada vez mais e a maior parte desses resíduos pode ser reutilizada ou reciclada, desde que descarte corretamente, o que nem sempre acontece.

 

Entretanto, a lei de resíduos brasileiras, sancionada em 2010, estabelece que desde 2014 o lixo eletrônico não pode mais ser descartado em aterros e lixões, ficando a critério dos fabricantes o destino correto aos materiais que eles mesmos produzirem.

 

Agora que você já sabe o quão perigoso é o descarte incorreto de produtos eletrônicos, encontre a melhor destinação a fim de evitar problemas a saúde e impactos ambientais.

©2024 Palmeira Ambiental. Todos os direitos reservados |Desenvolvido com por agenciaade.com.br